HISTÓRIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA
Quatro anos depois do feito de Santos Dumont com o
"14-Bis", o francês Demêtre Sensaud de Lavaud efetuou o primeiro vôo
da América do Sul e Central, com uma aeronave totalmente fabricada no
Brasil. A aviação iniciou-se no Brasil
com um vôo de Edmonde Planchut, a 22 de Outubro de 1911, tendo o aviador, que
fora o mecânico de Santos Dumont, em Paris, saído da Praça Mauá e voado sobre a
Avenida Central, indo cair ao mar nas proximidades da antiga Praia do Zumbi.
Era então grande o entusiasmo pela aviação. Na redação do jornal A Noite, no
dia 14 de Outubro, era fundado o Aeroclube Brasileiro, que em janeiro do ano
seguinte teria sua Escola de Aviação. Com muitos outros, aprendeu a voar o
primeiro às de aviação brasileira, o Capitão Ricardo Kirk, que seria também o
primeiro brasileiro a morrer em desastre de aviação, em 28 de Fevereiro de
1915.
Os protótipos de J. Alvear e Marcos Evangelista Villela Junior voaram, respectivamente, em 1914 e 1918. Apesar dos esforços desses pioneiros e dos projetos do comendador Garcia Seabra e do empresário português Pedro Domingues da Silva, todas as tentativas de instalar uma indústria aeronáutica na década de 20 fracassaram. O milionário armador Henrique Lage (1881-1941) chegou a assinar um contrato com uma empresa inglesa para produzir aviões no Brasil; dois protótipos foram construídos com sucesso(o monomotor Rio de Janeiro e o bimotor Independência), mas o empreendimento malogrou por falta de encomendas.
Em 17 de junho de 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegaram ao Brasil, concluindo seu vôo pioneiro, da Europa para a América do Sul. E em 1927 seria terminada, com êxito, a travessia do Atlântico, pelos aviadores brasileiros João Ribeiro de Barros e Newton Braga, no avião "Jaú", hoje recolhido ao Museu da Aeronáutica, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Foi
graças a Dumont proporcionar a jornada
que concedeu ao homem o domínio dos ares.
Em Setembro de 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência, fez o percurso São Paulo - Rio de Janeiro. Por esse feito, que teve grande repercussão, recebeu muitas homenagens, destacando-se a que lhe foi prestada por Santos Dumont, que lhe ofertou, juntamente com uma carta de felicitações, uma medalha igual à que o acompanhava sempre. Foi a primeira aviadora brasileira a realizar em 1951 um vôo transcontinental, ligando as três Américas, em vôo de New York ao Rio de Janeiro e também a que cruzou a Cordilheira dos Andes em avião monomotor, pela rota comercial do Paso do Aconcágua, de Santiago (Chile) a Mendoza (Argentina). Condecorações
Inicio-se
a aviação comercial brasileira em 1927. A primeira empresa no Brasil a
transportar passageiros foi a Condor Syndikat.
Em
novembro de 1933 era fundada por 72 empresários, a Viação Aérea São Paulo –
VASP, que iniciaria em 1936 o vôo regular entre o Rio e São Paulo, a linha de
maior tráfego da aviação brasileira.
A
extensão do país e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que
a aviação comercial tivesse uma expansão excepcional no Brasil. O mercado
brasileiro vem crescendo a taxas sueriores às do resto do mundo e os aeroportos
não mais suportam o movimento trazendo transtornos aos mais de 150 milhões de
passageiros que embarcaram em seus aeroportos em 2010.
fonte: wikipedia.com.br
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