Curiosidades
Quando ainda
menino, em Ribeirão Preto - SP, ele já ficava intrigado com os Sanhaços e
Tico-Ticos que pousavam em seu quintal e depois ganhavam o ar, novamente, com a
maior tranquilidade, afinal – pensava ele – “as aves são pesadas e, se elas
conseguem voar, por que não o homem?". Em todas as suas invenções buscou o
uso de novos e leves materiais na construção dos dirigíveis, como a seda
japonesa, as cordas de piano, o bambu, e a adaptação para o voo de mecanismos e
máquinas conhecidos, como as válvulas de pressão, o motor de combustão interna,
o formato aerodinâmico do balão, entre outros, modelados “como uma fada
manobrando sua varinha de condão”, em palavras de Gabriel Voisin, engenheiro aeronáutico
e amigo do inventor brasileiro.
Em seguida, projetou e mandou construir um
balão livre, o Brasil, totalmente inovador para a época, pois era pequeno e
usava novos e leves materiais, como a seda japonesa. Sempre buscou novas
soluções, como foi o caso do uso do motor a combustão interna, adaptado para
impulsionar um dirigível cheio de hidrogênio, gás altamente inflamável. Adaptou
um triciclo como trem de pouso nos seus balões e aviões. Fez a construção de um
abrigo para seus balões - o hangar - que o possibilitava não ter de esvaziá-los
e enchê-los todas as vezes que fosse realizar algum voo, economizando tempo,
além de poder produzir seu próprio hidrogênio, economizando na sua compra. O
relógio preso ao pulso foi invenção para facilitar o controle do tempo de voo,
ideia essa posta em prática pelo joalheiro Cartier, sendo sucesso imediato
entre a elite europeia. Santos-Dumont, no início do século XX, com o sucesso e
a celebridade dos seus voos dirigidos, ditou a moda masculina na capital
mundial da moda! Até brinquedos foram feitos de seus balões...
Nunca deixou de
manter uma relação cordial com os mecânicos e com a população de Paris. Tinha
duas obsessões em mente: a primeira era voar; a segunda, alcançar a fama. Na
primeira tentativa, Santos-Dumont colocou em um balão comprido um motor de
automóvel e um leme, como o de um barco, para guiar. O balão, chamado Dirigível
no 1 ficou muito bonito, levantou voo e... Caiu. Mas Santos-Dumont não
desistiu. Rapidamente botou de pé o Dirigível nos dois, que... Também caiu. Só
com um terceiro dirigível o brasileiro conseguiu realizar seu desejo de voar em
um balão que pudesse controlar! Sempre que criava alguma coisa, divulgava para
que outros cientistas pudessem conhecer e discutir. Além disso, doou todos os
seus prêmios. Santo Dumont é, na realidade, uma figura ímpar em toda a história
da humanidade.

Santos Dumont tinha por objetivos voar e alcançar a fama. Conseguiu alcançá-los de maneira única. Em suas invenções projetou sempre o que era inovador na época. Por toda a sua persistência e completos alcances de objetivos fez com que ele se tornasse um marco na história.
ResponderExcluirIngrid Silva nº18 3ºB
Sem via de dúvidas, foi muito bom não só para mim, mas também para meus amigos a realização desse trabalho, pois com ele aprendemos mais sobre Santos Dumont que além de ser o pai da aviação, fez outras descobertas incriveis, antes desconhecida por nós!
ResponderExcluirAna Beatriz Barbosa nº2 2ºC
No Parque Santos Dumont nós nos divertimos bastante além de ganhar mais conhecimento!Foi excelente!
ResponderExcluirNome:Júlia de Lima Lopes Nº17 8°B
Santos Dumont tinha por objetivos voar e alcançar a fama. Conseguiu alcançá-los de maneira única. Em suas invenções projetou sempre o que era inovador na época. Por toda a sua persistência e completos alcances de objetivos fez com que ele se tornasse um marco na história.
ResponderExcluirmatheus luiz moraes bueno n21 8anob